Cartilha do Espiritismo

Você tem todo direito de não acreditar no Espiritismo, mas tem o dever de buscar conhecê-lo para lançar uma crítica séria.
Quer saber como?
Pois bem, aqui estão informações lógicas e baseadas em pesquisa para você leitor que quer e tem dúvidas sobre essa doutrina tão consoladora.

1) O que é o Espiritismo?

O Espiritismo é uma ciência, filosófica com conseqüências morais.
O objeto de estudo do Espiritismo é a natureza e a origem dos espíritos, além da interferência que exercem no mundo material e no mundo espiritual.

2) Qual é o método científico do Espiritismo?

O método científico do Espiritismo está baseado nos seguintes princípios:
• Observação e experimentação dos fenômenos para verificar a veracidade e a existência de um efeito inteligente;
• Constatar a veracidade e existência de um efeito inteligente;
• Experimentação constante, respeitando as condições de ocorrência do fenômeno, que será deduzida mediante a observação de vários fenômenos.
Foi mediante este método científico que Allan Kardec e outros pesquisadores (Gabriel Delanne; Marie Curie; Arthur Conan Doyle ; Léon Denis; William Croockes; Hipolitte Baraduc; etc) chegaram a conclusão da existência dos espíritos e do mundo Espiritual.

3) Quais são os livros básicos do Espiritismo?

As obras publicadas por Allan Kardec, elas são:
• “O Livro dos Espíritos”;
• “ O que é o Espiritismo”;
• “O Livro dos Médiuns”;
• “O Evangelho Segundo o Espiritismo”;
• “O Céu e o Inferno”;
• “A Gênese”
• “Obras Póstumas”
• “ Revista Espírita”, publicada de janeiro de 1858 até abril de 1869.
Todas as obras indicadas aqui devem ser estudadas de acordo com a ordem que apresentamos, pois obedecem a uma ordem seqüenciada de exposição de princípios; mas somente a Revista Espírita pode ser estudada simultaneamente com os outros livros.

4) O Espiritismo pode ser considerado uma religião?

Não, pois não tem cultos; templos; ministros; nem lideres; já que todos devem utilizar o método da pesquisa para chegar a conclusão da existência ou não do mundo Espiritual. O Espiritismo se ocupa da observação dos fatos; da busca das causas e da explicação dos fatos que compõe seu objeto de estudos.
A Doutrina espírita está sendo considerada religião no Brasil por causa da falta de estudo criterioso dos seus livros básicos, além do apego de certas pessoas pelas tradições religiosas que tentam impor camuflando com a palavra Espiritismo.

5) Quais são as praticas ou doutrinas que são consideradas erroneamente como sendo Espiritismo na República Federativa do Brasil?

Solene; Culto Evangelho no Lar; Cartomancia,; Quiromancia Candomblé; Quimbanda; Umbanda; Vúdu, práticas de bruxaria, sincretismo afro-católico; batizado; casamento e outras praticas religiosas; além de roupas e adereços e tratamento cromoterápico (tratamento com luz de lâmpadas coloridas).
Infelizmente no Brasil não existe uma lei que impeça o uso da palavra espírita em instituições cujas práticas são a negação do Espiritismo.
A crença no Espiritismo está baseada na pesquisa e na lógica dos seus princípios, sem ideias preconcebidas, assim, o Espiritismo vem mostrar sua seriedade através dos fatos estudados por eminentes pesquisadores de diversos países, provando assim que a vida não se acaba com a morte, levando acima de tudo a consolação e um motivo lógico a pratica da caridade moral na sociedade, o que infelizmente o materialismo não faz.


Aqui ficamos com essa bela reflexão do nosso amado mestre Jesus:
“Buscareis a verdade e a verdade vos libertará.” (da ignorância)

 

(Cartilha do Espiritismo lançada pelo Icemeb- Instituto de Ciência Espírita Maria Elivina Borges

no dia 10 de julho de 2010)

 

Baixe aqui os livros da codificação

O Livros dos Espíritos

O Livro dos Médiuns

O que é o Espiritismo

O Evangelho Segundo o Espiritismo

O Céu e o Inferno

A Gênese

Obras Póstumas

Revista Espírita de 1858

Revista Espírita de 1859

Revista Espírita de 1860

Revista Espírita de 1861

Revista Espírita de 1862

Revista Espírita de 1863

Revista Espírita de 1864

Revista Espírita de 1865

Revista Espírita de 1866

Revista Espírita de 1867

Revista Espírita de 1868

Revista Espírita de 1869

Vídeos com conteúdo de O Livro dos Espíritos

 

Baixe aqui sua Cartilha do Espiritismo